Descubra o que pode fazer para nutrir o seu corpo com o que ele necessita.
O frio trás a vontade de comer comidas quentinhas e reconfortantes. Aquela comida que normalmente chamamos de comida da avó ou da mãe.
Seja em que altura do ano for, o que come tem um papel importante no modo como se sente, prevenindo vários problemas de saúde. Nesta altura é tambem muito importante adequar a alimentação ás necessidades nutricionais exigentes que esta época trás.
Ter uma alimentação saudável deve ser um hábito todo o ano.
É muito comum as pessoas preocuparem-se em comer melhor com o aproximar do verão. Desejosas de um corpo tonificado, adotam bons hábitos alimentares. Nessa altura, devido às altas temperaturas que se fazem sentir, é mais simples introduzir água, legumes e frutas nas quantidades corretas.
Contudo, após o calor, muitos destes hábitos saudáveis perdem-se. O inverno traz os excessos. As gorduras e os açucares são os alimentos mais comuns, tendo impactos negativos na saúde das pessoas.
Contrariar esta tendência é mais simples do que parece.
7 Dicas para se Nutrir no Inverno
Deixo-lhe dicas para se alimentar de forma saudável na época mais fria do ano.
1. Evite as gorduras saturadas
As gorduras são saturadas devem ser evitadas todas as épocas do ano e o Inverno não é excepção. Estas estão presentes nos alimentos de origem animal, como carnes vermelhas e lacticínios gordos (por exemplo, queijo e manteiga), entre outros.
Muitos destes alimentos são consumidos em maior quantidade precisamente no inverno. As carnes, a manteiga e os queijos gordos contêm esta substância bastante prejudicial à saúde, nomeadamente ao sistema cardiovascular.
Opte por gorduras saudáveis como por exemplo as oleaginosas. São ricas em nutrientes e auxiliam no controle do nível do colesterol mau e bom.
Conheça os beneficios e as calorias dos frutos secos.
2. Coma fruta da época
Embora haja maior propensão para comer fruta no verão, não perca esse hábito nos meses mais frios. Uma alimentação saudável tem de conter obrigatoriamente estes alimentos. O aconselhável é ingerir entre 3 a 4 porções, de preferência, variadas. Aproveite as frutas da época, como a castanha, a romã, o diospiro, os citrinos ou o kiwi.
3. Menos açúcar, mais saúde
Tem dificuldade em resistir aos doces típicos de inverno? No Natal, a mesa repleta de iguarias é uma tentação? Antes da primeira garfada, pense na sua saúde. Reserve os alimentos ricos em açúcar para ocasiões especiais e consuma-os moderadamente.
4. Inclua vegetais na sua alimentação
Além da fruta, o vegetais são muito importantes na composição de uma alimentação saudável. Devido à sua riqueza e variedade em nutrientes (fibras, vitaminas e minerais), conferem ao organismo muitos benefícios.
Embora seja muito comum comer saladas no verão, no inverno não se esqueça delas. Aproveite as sopas para juntar vários tipos de verduras ou cozinhe legumes como acompanhamento dos seus pratos principais.
5. Utilize métodos de confeção saudáveis
Saber cozinhar os alimentos é muito importante para preservar os nutrientes. No inverno são muito comuns as cozeduras de hortaliças e leguminosas. Para aproveitar os seus benefícios, opte por cozeduras com pouca água ou a vapor e evite ao máximo o uso de gorduras.
Os assados e os estuados podem também ser boas alternativas, mas opte pelo uso de ervas aromáticas em detrimento do sal.
6. Hidrate-se sempre
Apesar de não sentirmos tanta sede no inverno, a água é muito importante para o nosso organismo. Deve continuar a consumi-la nas quantidades recomendadas, ou seja, 1,5 litros por dia. Aproveite os chás quentes para realizar uma boa hidratação.
7. Varie nas Sopas
As sopas são pratos típicos do inverno e óptimas opções para incluir nas refeições diárias. Podem ser muito nutritivas e excelentes aliados numa alimentação saudável quando bem preparadas. As fibras presentes numa sopa com legumes, aumentam a sensação de saciedade e, o facto de ser quente aumenta a sensação de conforto.